Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

DÍGITO BINÁRIO

  


     Todas as informações manipuladas pelos computadores devem ser entendidas pela máquina. Como computador é um dispositivo eletrônico, ele armazena e movimenta as informações de forma eletrônica, podendo utilizar um valor de corrente.
   Para que a máquina representasse todos os símbolos da linguagem humana eletrícamente seriam necessárias mais de 100 diferentes voltagens (corrente).
   Uma máquina deste tipo além de ser de custo elevado, seria difícil de construir e de baixa confiabilidade.
   Desta forma, optou-se por construir máquinas binárias, capazes de entender apenas dois valores diferentes.
   Os computadores digitais são totalmente binários, isto é, trabalham apenas com dois valores (0/1, Sim/ Não, Verdadeiro/ Falso, Aberto/ Fechado...) tanto na construção de componentes quanto como base para a escrita de programas programação. Com efeito, em um sistema simples como este é possível simplificar e calcular, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário.(0 ou 1) de bit. Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble. O sistema binário é base, que permite fazer operações lógicas e aritméticas.
   Toda eletrônica digital, computação e programação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boolean, que permite representar por circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (mémoria, discos, etc).
   Todo computador possui um conjunto de instruções que seu processador é capaz de executar. Essas instruções, chamadas de código de máquina, são representadas por sequências de bits, normalmente limitadas pelo número de bits do registrador principal da CPU.
   As instruções correspondem a sequências muito simples de operações, como transferir um dado em memória para a CPU ou somar dois valores e são normalmente interpretadas por micro- código.
   Um programa em código de máquina consiste de uma sequência de números que significam uma sequência de instruções a serem executadas. É normal a representação da linguagem de máquina por meio de números (opcodes) constantes e variáveis em sistema binário ou sistema hexadecimal. Alguns computadores também tem seu opcodes representados no sistema octal.
   Microprocessadores tem normalmente seus códigos de operação como múltiplos de 2,8 e 16, pois usam arquiteturas com registradores de 8,16,32,64 ou 128 bits em 2006. Porém, existem máquinas com registradores de tamanho diferente.
   Os programas de computador raramente são criados em linguagem de máquina, mas devem ser traduzidos (por compiladores) para serem executados diretamente pelo computador. Existem a opção, em voga atualmente, de não executá -los diretamente, mas sim por meio de um interpretador, esse sim rodando diretamente em código de máquina e previamente compilado ( traduz a linguagem de alto nível de abstração em linguagem de máquina, ou seja, código executável).
   
  

FONTE: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1347/o_sistema_binario




Nenhum comentário:

Postar um comentário